O que é um inversor solar e qual é a diferença entre inversor e microinversor
Quer saber qual é o melhor equipamento para seu projeto? Nesse artigo vamos falar sobre o inversor solar, o equipamento que recebe a energia dos painéis solares e transforma na energia utilizada na sua casa.
Basicamente são dois tipos de inversor solar, o inversor string e o microinversor.
Inversor String
Nesse tipo de inversor os painéis solares (módulos fotovoltaicos) são conectados em série, chamados de string e conectados ao inversor por um par de cabos.
Painéis em séries produzem uma tensão elevada na string, portanto é necessário um cuidado maior ao instalar e dar manutenção nesse tipo equipamento.
Outra característica dessa configuração é que quando um painel fica em uma sombra não apenas ele diminui a produção de energia do painel, mas de todos os panéis conectados na mesma string.
Para resolver esses problemas alguns inversores contam com otimizadores conectados ao painel. A função deles é ajustar os painéis individualmente para que trabalhem com máxima eficiência.
Microinversor
Já o microinversor, como o nome diz, é um inversor com dimensões menores que possui entrada para conectar de 2 a 8 painéis. Como as entradas são para um ou dois painéis, a tensão é menor, proporcionando mais segurança na instalação e manutenção.
Por utilizarem a tecnologia MPLE (eletrônica de potência em nível de módulo), quando há uma sombra a produção só afeta a entrada em que o painel está conectado, aumentando a eficiência de todo o sistema.
A melhor solução
Todas as soluções tem suas vantagens e desvantagens. Há muitos tipos de inversores e microinversores e a cada dia surgem novos recursos que tornam esses produtos cada vez mais seguros e eficientes.
SIM! A segurança é um importante fator nas instalações de sistemas solares.
Portanto a melhor solução deve se basear nas características do projeto, pois cada projeto tem suas particularidades e o que é bom para um pode não ser o melhor para o outro.