Estruturas para módulo fotovoltaico
A energia solar fotovoltaica é uma energia renovável que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Ela é gerada a partir da conversão da radiação solar em eletricidade, através de placas ou painéis solares.
Existem diversos modelos de placas solares, cada um com suas vantagens e desvantagens. Mas, quando se trata de estruturas para instalação dessas placas, há basicamente três tipos: telhado, laje e solo.
Telhado
O primeiro tipo, telhado, é o mais comum. Nele, as placas solares são instaladas no telhado através de ganchos e parafusos que se encaixam em trilhos que ficam por cima do telhado. Os painéis ficam apoiados sobre o trilho. Para cada tipo de telhado há um kit que melhor se encaixa, garantindo uma estrutura firme e um telhado livre de vazamentos.
Laje
O segundo tipo, estrutura, é utilizado quando é necessário instalar as placas em locais onde ao invés de telhado existe uma laje. Nesses casos, a estrutura possui uma inclinação fixa ou variável e é presa na laje com os devidos cuidados me relação à impermeabilização.
Solo
O terceiro tipo, estrutura de solo, é utilizado quando se deseja instalar as placas solares em terrenos delimitados, como em áreas verdes, quintais ou lotes. Nesse caso, as placas são instaladas hastes diretamento no solo. Assim como na estrutura em laje, na estrutura em solo deve ser observado a angulação da estrutura e consequentemente dos painéis.
Independentemente do modelo de placas solar que for utilizado, é importante que a estrutura para sua instalação seja adequada. Por isso, é recomendável entrar em contato com profissionais qualificados para fazer o orçamento de estruturas apropriadas que tenham uma duração tão longa quanto à dos painéis solares.